Cabeçalho

Morada: Estrada Lugar de Além, nº 16, Quinta das Lages - Caneças
HORÁRIO : 3ª a 6ª feira das 14:30 às 18:30 e Sábados das 10:00 às 13:00 e das 14:30 às 18:30
Telefone: 219 800 038

domingo, 10 de fevereiro de 2013

COMUNIDADE DE CANEÇAS - QUANTOS SOMOS? O QUE FAZEMOS? QUEM SOMOS?



- Somos em média 20 Companheiros Comunitários, tendo neste momento e depois de realizadas as obras de restauro, capacidade para acolher 27 Companheiros.
Sendo uma comunidade sem  Grupo de Amigos, uma comunidade morta, contamos também com a participação regular ou pontual de uma dezena de Amigos que fazem a ponte entre a comunidade e a vida da sociedade e levam de volta a riqueza humana que se vive na Comunidade.


- A primeira regra de qualquer comunidade EMAÚS é “SERVIR PRIMEIRO O QUE MAIS SOFRE”  e ser  financeiramente auto-suficiente. Por esse motivo rejeitamos subsídios para viver, mas procuramos qualquer tipo de colaboração que nos permita resolver os problemas que se nos deparam.
Em PORTUGAL, as comunidades fazem um trabalho simples de formigas :

A nossa actividade baseia-se essencialmente no trinómio RECOLHAS-REAPROVEITAMENTO-VENDAS.
Recolhemos todo o tipo de produtos que se possa imaginar , numa casa, num escritório ou numa oficina. Desse material- a que costumam chamar LIXO da sociedade- conseguimos restaurar os móveis de madeira, roupas, loiças, electrodomésticos,livros, reencaminhando ainda parte de alguns produtos para a sucata etc... mas o maior milagre conseguido e que até hoje ninguém contabilizou é o “restauro” do Companheiro que acompanha a revitalização da peça que vai restaurando e que além de não parasitar a sociedade torna-se fonte de riqueza para os que mais precisam.


        - Somos o Companheiro que bate ao portão e a quem se convida a entrar sem qualquer interrogatório ou preenchimento de ficha. Vimos dos hospitais, da reinserção social, dos estabelecimentos prisionais (porque estão superlotados), e da rua. Sem nos conhecermos de lado algum, iniciamos uma experiência comunitária única: vida- trabalho- pão- amizade.
O Companheiro chega com o saco carregado de problemas- tantos quanto a sociedade tem conseguido produzir- e começa a descobrir uma realidade extraordinária : NÃO SE PODE SER FELIZ SEM OS OUTROS. De assistido ou mesmo parasita transforma-se lentamente no Homem Solidário que partilha com os mais necessitados e apoia projectos locais ou em países pobres.
Tudo com a forma mais simples : Trabalho e Partilha Comunitária.

Venha visitar a Comunidade Emaús 
em Caneças



Sem comentários: